Prefeito: Hugo Cesar Lourenço
Rifaina

Um pouco da História de Rifaina

Embora conhecido pelos bandeirantes e sertanistas desde meados do século XVI, o território rifainense só foi povoado a partir da abertura da Estrada de Goiás e de um outro caminho rumo ao Julgado do Desemboque. A ocupação efetiva foi demorada em consequência das constantes investidas de seus primitivos habitantes, índios Caiapós, que dominavam vasta área do nordeste paulista, sul de Minas e do Triângulo Mineiro.

Em 1873 o arraial foi elevado à categoria de freguesia, com a denominação de Santo Antônio de Rifaina. Com inauguração da estação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em 1887, a Vila de Santo Antônio de Rifaina recebeu grande impulso em comércio e indústria oleira e, em 21 de dezembro de 1921, seu nome foi simplificado para Rifaina.

Rifaina passou à categoria de Município em 24 de dezembro de 1948.

Origem do nome:

Existem duas versões: uma diz que o nome seria o resultado da alteração da grafia da palavra ARRIFANA (arrife - sinônimo de recife, alusão à geografia local) e de Arrifana passou a Rifaina. A outra é de que o nome teria a sua origem na língua tupi-guarani em que o significado de Rifaina é “Caminho do Porto do rio”.

Turismo Náutico:

Cidade à beira da Represa Hidrelétrica de Jaguara, Rifaina tem uma excelente praia com calçadão, quiosques que são bares e restaurantes e é um dos melhores locais da região para o lazer náutico. Lanchas, barcos, jet skis, mergulhadores, pescadores e banhistas lotam a cidade todo fim de semana. Caracteriza-se também pela exuberância das belezas naturais. Cenário ideal para os amantes da natureza sendo área de preservação ambiental, com espécies raras da fauna e da flora do cerrado, com trilhas, riachos e cachoeiras escondidas na mata. Outro potencial que vem se destacando é o “Rifaina Sabores”, um roteiro gastronômico que se destaca com os pratos de Tilápia, Traira desossada, o bolinho de feijoada, peixe na telha com queijo parmesão, panelinha goiana, medalhão de mandioca e outros pratos que são encontrados nos bares e restaurantes da praia e também espalhados pela cidade.

 

PREFEITURA MUNICIPAL - 16 3135 9500

 

SITE1
 

Onde Comer


Em Breve!

Onde Ficar


Em Breve!

Onde Estamos

CHEGAR1